sexta-feira, 29 de março de 2013

Curso de Taquigrafia precisa ser reconhecido pelo MEC???

Olá pessoal.

Todos praticando muita "taqui"?? Espero que sim! :) 

Hoje quero comentar um fato curioso que detectei, em relação a um dos vários concursos que surgem anualmente para Taquígrafos...

Ontem, no grupo Taquigrafando no Facebook ( Grupo Taquigrafando no Facebook), o amigo Davi Silva Dias, de São Luís, fez uma pergunta que me deixou curiosa.

A pergunta refere-se ao concurso para Taquígrafo, para a Assembléia Legislativa do Maranhão (Edital Concurso Assembléia Legislativa do Maranhão ).

Vejam o que consta no item 2.1:

..............................................................................................................................................
2.1 A denominação do cargo, os requisitos de escolaridade, o número de vagas, o vencimento inicial e o valor da taxa de inscrição estão estabelecidos na tabela a seguir:



CARGO ESPECIALIDADES REQUISITOS DE ESCOLARIDADE VAGAS


Cargo de Taquígrafo:
Graduação de Nível Superior em qualquer área e 
curso de Taquigrafia reconhecido pelo MEC 
2 vagas


..............................................................................................................................................


Então, nosso amigo Davi Silva Dias, buscando informações na internet, perguntou-me se conheço algum curso de Taquigrafia RECONHECIDO PELO MEC...

Claro que fui buscar informações com pessoas que são referência no assunto. 

O primeiro a me responder foi o Professor Paulo Xavier, que administra o site da Taquibrás (veja o link ao lado). 

Segundo o Profº Xavier 

"Cursos de taquigrafia são cursos abertos, livres, de qualificação profissional. sem necessidade de registro no MEC. Haveria essa condição se fossem cursos profissionalizantes, em nível universitário. Alguém pode lecionar taquigrafia, e até expedir certificados, se tiver um bom currículo profissional."

Assim que eu receber outras respostas, postarei aqui.

Mas, como concordo com as palavras do Profº Xavier, posso afirmar que essa exigência foi um grande erro da banca, que, além de provavelmente não saber exatamente como se dá a formação de um Taquígrafo, deverá, logo (ou melhor, imediatamente) expedir uma retificação do edital.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso... Alguém já fez algum curso que realmente seja reconhecido pelo MEC? 

E os concurseiros de plantão, sabem informar/orientar como proceder nesses casos?

Vamos ficar de olho, pessoal! São detalhes como esse que podem fazer todo um longo trabalho e dedicação irem por água abaixo!



Um abraço!

Profª Carol Rodrigues

Estudante de Taquigrafia

Licenciada em Letras

Especialista em Gramática e Ensino da LP


2 comentários: